segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Eles voltaram... cheinhos de tampinhas...

 Olha nossos monstrinhos de volta, obrigada vereador Ratinho e Banha, estamos felizaes que eles foram bem alimentados, em breve, depois de uma rápida digetsão, estarão de volta... contamos com vocês!



quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PÃO E SOPÃO, SOPÃO E PÃO...É AMANHÃ, ENCOMENDEM, DEGUSTEM!!!!!


 

Campanha do Agasalho e Campanha dos Pés Quentinhos: entrega da coleta parcial ao Hospital São Jerônimo

Hoje a Casa da Criança recebeu a Pâmela, representando o nosso Hospital São Jerônimo. Foram entregues, em nome de nossos alunos e da comunidade que nos auxiliou, as roupas e cobertas angariadas até o momento na Campanha do Agasalho além das meias que vieram para a Campanha dos Pés Quentimhos. Continuamos a receber a sua solidariedade, há diversas pessoas que precisam de nós a cada gesto humanitário nos torna melhores e mais fortes. 

Diretora Kátia e Pâmela

Itens arrecadados

Diretora Kátia e Pâmela




























terça-feira, 24 de agosto de 2021

NOSSA IDENTIDADE VISUAL MUDOU, FICAMOS LINDOS!


 Apresentamos a todos a nossa nova identidade visual, mais jovial, combinando com o renascimento da nossa escola depois da pandemia, novas ideias, novas maneiras de ver e encarar a vida sempre proporcionando aos nossos pequenos o que a vida tem de melhor. 

ALGUNS MOMENTOS DA NOSSA ESCOLA NA CÂMARA DE VEREADORES, ONTEM DIA 23/08/2021


















 

Notícia do Dia: Papa- Tampinha instala-se no gabinete de vereador!

 Eles chegaram e foram tomando espaço,o..olhha o fragrante que o Vereador Ratinho deu no monstrinho.

..


E os Papas-Tampinhas chegaram com tudo...


Ontem na reunião da Câmara de Vereadores de São Jerônimo, a nossa escola esteve fazendo uso da tribuna, a nossa voluntária maria Celina falou por todos nós sobre as nossas campanhas, a da reciclagem de resíduos secos, a Nota Fiscal Gaúcha e sobre os nossos monstrinhos adoráveis, os Papa-Tampinhas. 

Logo no início da reunião eles estavam comportados, todos sentadinhos assinstindo as falas e vendo os movimentos, depois que os vereadores os levaram, já havia um deles dono do gabinete. Bom, eles querem tampinhas, boa sorte aos vereadores que levaram essas ferinhas para casa. Logo, logo mais monstrinhos serão vistos por aí. 

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

NOVOS PAPA-TAMPINHAS CHEGANDO...

 A cada dia se multiplicam mais, estão famintos em busca de tampinhas... será que teremos tantas tampinhas assim para saciar a todos eles?



O FIM DE MÊS PEDE UM BOM SOPÃO...


Esperamos por todos para se deliciarem com o nosso sopão, uma delícia que todos aprovaram e repetiram, faça parte desta turma. Também a venda pelo telefone da escola: 365121226. Faça já a sua encomenda!

 

E.E.I. CASA DA CRIANÇA NA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO JERÔNIMO


 

Berçário - Bumba-Bumbá ou Bumba-Meu-Boi

 

Boi Bumbá



A lenda do Boi que virou festa popular 


O Boi Bumbá é um boizinho muito animado do folclore brasileiro. Ele tem uma manta colorida que protege seu corpo, que é repleto de insígnias e medalhas. O Boi Bumbá vive nas regiões Norte e Nordeste, e sua aparição é motivo de muita festa e celebração.
A lenda do Boi Bumbá se passa em uma fazenda às margens do rio São Francisco, rio este que cruza as regiões norte e nordeste do nosso Brasil. Há diversas versões da lenda, que ganha contornos diferentes em cada região do país, mas o certo é a presença do Boi Bumbá é motivo de muita festa para aqueles que celebram esta lenda do Folclore Brasileiro.

LENDA DO BOI BUMBÁ – TURMA DO FOLCLORE

Entre o norte e o nordeste do Brasil havia uma grande fazenda repleta de animais. Seu proprietário era um importante fazendeiro, dono de muitas terras. Ele tinha diversos empregados e cuidava dos animais da fazenda com toda dedicação.

Entre seus animais, havia um que chamava muita atenção. Um boi preto grande, de chifres reluzentes e muito vistoso.

Seus empregados tinham um carinho especial pelo animal, que era o preferido do fazendeiro.

Mas um dia, ele sentiu falta do seu animal predileto. Foi então que chamou seus empregados para procurarem o boi. Todos procuraram pelo pasto, celeiros e baias da fazenda, e nada do animal. Eles saíram por todos os lados.

Até que no terceiro dia, avistaram o boi nas margens do rio, muito doente, com febre alta e quase desfalecido.

Um dos empregados foi avisar o patrão, que desesperado foi correndo ver seu boi. Ele estava muito doente e com a garganta inflamada.

Um de seus empregados teve uma ideia, e arrancou em disparada para chamar o Pajé de uma tribo indígena ali da região.

Quando o Pajé chegou com os índios de sua tribo, evocou todos as suas entidades protetoras, lançando uma magia sobre o boi.

Neste momento, algo mágico aconteceu e o boi despertou completamente fantasiado, com uma estrela na testa e uma manta repleta de insígnias, medalhas e muitas fitas coloridas. Passou a dançar efusivamente, balançando a cabeça e o corpo com muita euforia.

O fazendeiro não se continha de tanta alegria e gritou:

– “Viva o Bumba meu boi”.

No dia seguinte, dia 30 de junho, ele organizou um grande desfile para seu boi, enfeitando toda a fazenda com bandeirinhas e fitas. Convidou seus empregados, o pajé e sua tribo em forma de agradecimento.

Eles tocaram zambumba, pandeiro, matracas e tambores noite afora, e o fazendeiro celebrou com muita festa a vida de seu querido boi.


Fonte: 
FOLCLORE Turma. Boi Bumbá. Disponível em: https://turmadofolclore.com.br/boi-bumba/.. Acesso em: 23 Ago. 2021.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Pré-Escola da Professora Dani - Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega daqui, te pega de lá...

 CUCA





A Cuca é uma bruxinha simpática e protetora da floresta. Quando os pais dos filhotes saem para trabalhar, a Cuca vem pegar os animaizinhos para cuidar e ensiná-los sobre a natureza e magia, dentro de sua caverna. Apesar de sua figura horripilante em um corpo de jacaré, esta personagem do folclore brasileiro é muito amável.

A sua lenda tem origem no folclore galego-português baseada na criatura “Coca”, que significa “crânio, cabeça”. A “Coca” é um fantasma ou um dragão comedor de crianças desobedientes que fica à espreita nos telhados das casas, e as rapta depois de fazerem alguma malcriação.

Esta bruxinha velha com aparência assustadora possui cabeça de jacaré e unhas imensas. Dona de uma voz assustadora, a Cuca da turma do folclore não é malvada, ela busca os filhotes para cuidar deles enquanto seus pais trabalham na floresta.




A LENDA DA CUCA – TURMA DO FOLCLORE

De noite, a floresta inteira está dormindo.

Muitos animais em sono profundo.

Mas em uma caverna um pouco mais afastada, vive uma figura que não dorme há muitos anos.

Ela passa a noite inteira revirando seu caldeirão, elaborando poções mágicas e bruxarias.

É a famosa CUCA.

A Cuca é uma bruxa feia, que tem forma de Jacaré e cabelos loiros.

Ela tem um espelho mágico em sua caverna onde observa tudo que está acontecendo na floresta.

Durante a noite, prepara feitiços e magias.

Quando o dia amanhece, a Cuca sai para pegar os filhotes na floresta, e cuida de todos enquanto seus pais saem para trabalhar.

Muitos tem medo da Cuca

Mas apesar de parecer assustadora, na verdade ela gosta de passar os dias com os filhotes, ensinando-os sobre magia e feitiços.

E para aqueles desobedientes que fazem malcriação

A Cuca deixa de castigo

Ela também ajuda a proteger a floresta

Preparando poções mágicas para enfeitiçar caçadores de animais.

No fim do dia ela traz os filhotinhos de volta para seus pais,

Que podem contar com a feitiçaria da Cuca para viver em uma floresta linda e protegida.


Fonte: FOLCLORE, T. Cuca. Disponível em: https://turmadofolclore.com.br/a-turma-cuca/. Acesso em: 20 Ago. 2021.


quinta-feira, 19 de agosto de 2021

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Com vocês, os Papa-Tampinhas!


Eles chegaram de toda parte, são diversos, coloridos, são amistosos porém famintos por tampinhas...











 Brevemente estarão pedindo petiscos em forma de tampinhas plásticas para todos, não recusam comida, são os nossos Papa-Tampinhas

Eles estão chegando e se multiplicando...


 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Estamos na Gazeta! Com vocês o Projeto Papa-Tampinhas!

Na sexta-feira, dia treze de agosto de 2021, foi lançado o projeto Papa - Tampinhas.
A Casa da Criança conta com a ajuda de todos para alimentar estes monstrinhos que só comem tampas plásticas. Para alimentá-los podem ser tampinhas de refri, água mineral, detergente, pasta de dente, sorvete, lenços umedecidos, desinfetantes, água sanitária, shampoo, condicionador, sabonete líquido ou qualquer outra tampinha plástica. 
Perceberam que o cardápio é bem variado, só não podemos deixar de alimentá-los.
Contamos com a ajuda de todos!





 

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Os nossos pais são os maiores!

 A sexta-feira passada, dia 6 de agosto, teve gostinho especial, era dia de registrar uma foto com o papai ou pelo menos, com o presente preparado com tanto carinho para a data tão querida e especial. Abaixo segue os registros feitos, todos foram realizados individualmente, com distanciamento e as máscaras retiradas foram só pro registro, logo todas recolocadas.